Cursos Superiores

Ranking das Melhores Universidades Portuguesas

ranking das melhores universidades

Quando se termina o ensino secundário, o passo seguinte a tomar comporta várias decisões e uma delas é de qual a melhor universidade a escolher, para isso temos sempre a curiosidade de verificar qual é o ranking das melhores universidades.
Para quem decide continuar os estudos, a escolha de um ensino superior é bastante complicada, já que está dependente de vários factores. E um dos mais importantes é a da universidade.

Obviamente que a escolha final por um curso superior deve ir sempre ao encontro da motivações e dos desejos do jovem. No entanto, é igualmente importante perceber as condições de cada curso e, claro, também dos estabelecimentos de ensino superior. E um exercício que pode sempre fazer é analisar e comparar as universidades que se destacaram no ano transacto, em cada área e disciplina.

As Melhores Áreas das Universidades de Norte a Sul

Se pretende seguir carreira na área das Artes e das Humanidades, a Universidade de Lisboa destaca-se das demais, especialmente no que diz respeito a Língua e Literatura Inglesa, tendo sido considerada uma das melhores 300 a nível mundial, pelo ranking oficial da QS, que analisa anualmente os melhores estabelecimentos de ensino por país em todo o mundo e verifica o ranking das melhores universidades. Nesta área, seguem-se as universidades Nova, a Católica e a de Aveiro. Ainda na área das Humanidades, a universidade Nova é o nome que se destaca em História, situando-se entre as melhores 200 de todo o mundo.

Medicina é um dos cursos mais populares e, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se entrar, por causa das suas médias de admissão muito elevadas. Se procura um estabelecimento de ensino nesta área, o destaque é para a universidade do Porto, a de Coimbra, a de Lisboa, a do Minho e a Nova. Todas elas estão na lista das melhores 400 do ranking das melhores universidades da QS. Ainda nesta área, destaque para o curso de Farmácia da universidade do Porto, que está entre os melhores 200.

Também Direito é outro dos cursos mais procurados todos os anos. A Universidade de Coimbra é a que surge mais bem colocada nesta área, ao figurar no top 200 a nível mundial. Logo a seguir surgem as universidades de Lisboa e do Porto, a Nova e a Católica.

Na área das engenharias, destaque para o curso de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, da Universidade do Porto. Realce ainda para o Instituto Superior Técnico, o Politécnico de Lisboa, Universidade do Minho e a de Aveiro. Por sua vez, em Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Produção, é a Universidade do Porto, uma das melhores 200 a nível mundial, a que se destaca.

Finalmente, menção ainda para o curso de Engenharia Civil, cuja Univrsidade do Porto é uma das melhores 100 do mundo. Ainda nesta área, também a universidade de Coimbra e a do Minho fazem parte da lista dos melhores 150 estabelecimentos de ensino do mundo, trazendo deste curso superior um dos mais bem cotados a nível nacional.

Caso pretenda analisar mais ao detalhe o ranking da QS pode consultar a sua página oficial na internet, em topuniversities.com/subject-rankings/2016. Os dados disponíveis são os do ano transacto, de 2016. Se por sua vez pretende saber mais sobre os diferentes estabelecimentos de ensino em Portugal, então poderá também consultar o endereço universia.pt/universidades. Afinal de contas, são 180 universidades públicas a operar em solo nacional e mais de 120 estabelecimentos privados.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top