Cursos Profissionais

Os 4 Melhores Cursos Profissionais no Porto

cursos profissionais no porto

Existem diversos cursos profissionais no Porto, em Lisboa e por todo o território nacional português. Estes, como o próprio nome indica, são uma das opções do percurso educativo do nível secundário. Tem como principal característica o facto de ter uma forte componente prática relacionada com o mundo laboral. São, portanto, cursos que procuram reproduzir, de forma mais fidedigna possível, o mundo profissional. Tendo em conta o perfil do aluno e valorizando o desenvolvimento de aptidões para o exercício de determinada profissão.

Os cursos profissionais têm ainda uma articulação próxima com o sector empresarial, o que faz com que as saídas profissionais sejam também, de certa forma, salvaguardadas. As ofertas formativas das escolas profissionais têm em atenção as necessidades de trabalho da região em que se inserem. São, ainda, cursos com maior flexibilidade da sua estrutura curricular, unindo de uma só vez três dimensões distintas: a sociocultural, a científica e, claro, a técnica.

Estes, são, uma possibilidade bastante válida para todos os jovens que tenham terminado o 9º ano de escolaridade e que procurem um ensino mais prático e de olhos postos no mundo do trabalho. Estes cursos são certificados, conferindo a equivalência ao nível secundário de educação e à qualificação profissional de nível 4.

Está a pensar optar por seguir um curso profissional e vive no Porto, veja as 4 ofertas que apresentamos de seguida dos melhores cursos profissionais no Porto.

Cursos Profissionais no Porto

 

1. Técnico de Apoio Domiciliário

Este é um dos melhores cursos profissionais no Porto, com uma grande taxa de empregabilidade e várias saídas profissionais.

Destina-se a todos os que pretendam adquirir aptidões para esta profissão, compreendendo o quadro actual de envelhecimento da sociedade nacional, realizar actividades de alimentação, mobilidade, alimentação e animação do idoso ou da pessoa acamada e zelar pelo seu bem-estar geral.

Saídas profissionais:

  • auxiliar em residências geriátricas;
  • serviços de apoio ao domicílio;
  • centros de dia;
  • centros comunitários;
  • clínicas;
  • hospitais;
  • casas de repouso.

Esta é uma profissão onde é muito difícil apontar uma média de salário, uma vez que este é bastante variável de acordo com o empregador. No entanto, dispõe também e uma certa flexibilidade que lhe permite acumular dois serviços distintos, em dois locais diferentes, por exemplo.

 

2. Assistente de Fisioterapia

O curso profissional de assistente de fisioterapia mantém uma grande procura na região do Porto, assumindo-se como uma das melhores escolhas nesta área.

Este curso prepara os seus formandos para o mundo profissional, nomeadamente em noções básicas de anatomia, patologias, técnicas cinesioterapia e massagens manuais. É uma escolha acertada por todos aqueles que estejam interessados na promoção da qualidade da saúde e do bem-estar.

Saídas profissionais:

  • spas;
  • centros de terapias;
  • institutos;
  • healthcare;
  • clínicas de estética;
  • centros termais.

A sua miro vantagem é o facto de, profissionalmente, ser um trabalho de grande flexibilidade, que permite acumular diferentes serviços e, consequentemente, diferentes vencimentos.

 

3. Curso Completo de Programação/Informática

As novas tecnologias continuam a ser um sector emergente, com grande procura em todo o mundo. E, como tal, o Porto não é excepção. Além disso, as saídas profissionais são variadas e a perspectiva de empregabilidade muito positiva. Com este curso os formandos adquirem conceitos de programação, de hardware e software, linguagens de programação e de gestão da informática.

Saídas profissionais:

  • programador de páginas da internet;
  • programador de jogos de vídeo;
  • programador de aplicação para telemóvel;
  • engenheiros de software.

 

4. Web Designer

Com a democratização da internet – afinal de contas são cerca de 6 mil milhões de utilizadores em todo o mundo – esta tornou-se numa importante ferramenta profissional para qualquer empresa ou marca.

Não estar presente na world wide web é como não existir e, por isso, ter uma presença online é fundamental para o sucesso comercial de qualquer produto ou serviço. Daí que o curso de web designer seja, um dos, que melhores perspectivas tem num futuro próximo, abrindo várias portas profissionais.

Além disso, a oferta formativa de cursos profissionais no Porto é bastante forte e completa para esta área de estudo. Um web designer pode ainda acumular um bom vencimento, de acordo com a sua carteira de clientes ou do volume de trabalho.

 

Se não encontrou o curso que desejava, pode ver mais aqui.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top